Você sabe trocar os estojos de porca do seu carro?



Carros por melhores que sejam sempre de alguma maneira recebem uma “má fama”, e com nossos clássicos não é diferente. A maioria das pessoas já deve ter escutado que Fusca pega fogo com facilidade, que os Opalas racham a longarina e que os Chevettes entram água. Mas hoje não iremos tratar de defeitos crônicos, mas sim de algo que pode ser evitado, e vamos te ensinar como. Fique atento e anote as instruções, hoje você vai aprender a colocar estojos de roda novos no seu clássico.


Estojo (também conhecido como prisioneiro de roda) de Opala e Caravan

Abaixo temos o relato de um leitor nosso. Veja o que peças tão pequenas podem acarretar no momento que você esta usando seu veículo.

Podemos deduzir que para tal fator acontecer estava faltando algumas porcas na roda, ou os estojos não estivessem em condição ideal de trabalho. Na situação vivenciada por ele não aconteceu nada demais, mas se uma roda cai em uma em um cenário onde se está imprimindo mais velocidade no veículo, fazendo uma ultrapassagem na rodovia por exemplo, as consequências podem ser trágicas.


Infelizmente é MUITO COMUM NOS DIAS DE HOJE ver os carros nas ruas faltando algumas porcas em suas rodas, inclusive os antigos. Isto acontece quando o estojo quebra, por apertar demais ou por estar enferrujado. Mostrada a importância dessa pecinha, vamos ao que interessa!
 

Materiais necessários:
·         Um Macaco que você tenha certeza que esteja funcionando corretamente;
·         Uma de Chave de roda;
·         Marreta. A de borracha o serviço será confortável de ser realizado, mas pode ser feito com a marreta convencional também;
·         Os respectivos Estojo e porca que serão trocados. Dica do macaco velho: Aproveite e troque todos de uma vez, inclusive as porcas. Sem economias porcas.

Passo 1








Com a roda suspensa, será muito difícil desapertar as porcas de roda. Por isso com o carro ainda no chão utilize a chave de roda para retirar o aperto das porcas. Não desaperte tudo se não o carro cai no chão.



Passo 2

 


Levante o carro com o macaco lateralmente. Atenção aos pontos de fixação, levantar o veículos no lugar errado vai danificar a lataria do carro. DICA: Nunca coloque nada debaixo do carro, nem as pernas nem os braços ou objetos. Pois por mais que pareçam seguros, macacos podem ser traiçoeiros.

















Passo 3



















Com o freio de estacionamento baixo, dê algumas marretadas na face do tambor de freio, afim de “desgruda-lo” das sapatas tornando-se fácil sua remoção. DICA: Caso fique difícil remove-lo utilize duas chaves como alavanca.
Passo 4



Agora você utilizará de toda sua força bruta. Prepare-se!!
Bata com a marreta diretamente sobre o estojo quebrado, afim de retira-lo do cubo.

Passo 5













Encaixe o novo estojo por traz do cubo, e bata nele para que ele entre o máximo possível em sua sede. Coloque uma porca mais larga na ponta do estojo, apenas para servir de calço. Enrosque a porca nova e dê aperto. Perceba que ela vai puxar o prisioneiro para dentro da sede do cubo. Não se preocupe se ele não entrar totalmente. O perfeito encaixe acontece no momento em que você aperta a roda no chão.
Fácil, não?!



Agora monte o tambor de freio novamente, encaixe a roda, aperte as porcas ainda no ar. Coloque o carro no chão e dê o aperto final nas 5 porcas.

Algumas Perguntas:
1- “Mas como se faz a troca na roda dianteira?”
Não se preocupe,o procedimento é o mesmo.
2- “Onde encontro o estojo e a porca novos?”
Loja de auto peças da sua cidade é muito provável de achar. Busque comprar marcas com boa reputação no mercado, mesmo que o preço seja um pouco mais alto.

#estojo #prisioneiro
publicado por Matheus 25, agosto, 2018

Postagens mais visitadas