Ainda existem vantagens na utilização do carburador


            Com o surgimento do automóvel no século 18, por volta de 1769, é obvio que muita coisa mudou de lá para cá. O carro como conhecemos hoje já foi movido a vapor, a querosene, já teve rodas de madeiras e até controle do avanço do ponto de ignição no volante.  Porém, uma coisa é certa: Desde essa época, o combustível precisa chegar no motor na quantidade e na hora certa para que um funcionamento ideal ocorra. E durante muito tempo essas funções foram encarregadas ao carburador.
Odiado e amado por muitos, esse periférico do motor equipou inúmeros veículos, em diferentes tamanhos, configurações e em casos mais bravos em várias quantidades. Descontinuado nos carros há muito tempo lá fora e algumas décadas em terras tupiniquins, o carburador se tornou uma peça para aqueles que gostam da mecânica oldschool. Mas teria o carburador ainda alguma vantagem sobre seus sucessores?
-      Botando a mão no bolso:
Talvez o primeiro ponto relevante a se abordar seria simplesmente que o carburador é bem mais acessível que uma injeção, pois a grande maioria dos antigos são carburados, logo o carro já vem equipado com essa tecnologia. E também não é incomum encontrar em desmanches um carburador que possa ser reaproveitado, kit de reparos e jogo de juntas nas casas de peças, mangueiras lonadas e quase sempre o preço de tudo isso é em conta. Sem contar que, dependendo do modelo, consegue se comprar carburadores novos até hoje, como o 2E e o 3E da Brosol. Ao contrário do que acontece com a injeção, que por ser bem mais recente no Brasil que o carburador e por ser bem mais avançada tecnologicamente, requer um valor mais alto na hora de uma manutenção.




-      Situações desesperadas, medidas desesperadas.
Devido a sua simplicidade e o longo período de produção no Brasil, no carburador se consegue ter mais recursos em situações adversas, como por exemplo se o carro parar na estrada. A maioria das pessoas do meio dos carros antigos já ouviu relatos de carros que param no meio de um trajeto e graças a simplicidade do carburador e a expertise de quem estava por perto, o veículo conseguia seguir viajem e sair daquela situação. É relativamente fácil de se mexer em um carburador, e por ter equipado tantos carros por tanto tempo sempre vai haver alguém por perto que consiga sanar o problema, um frentista, um borracheiro, um mecânico e até mesmo um tiozinho da velha guarda por exemplo (Deve se atentar que aqui falamos de conseguir dar algum recurso para o carro em determinas situações, um acerto fino de um carburador deve ser feito por um profissional da área).
-      Mãos à Obra!
Concluímos também que parte dos entusiastas do antigomobilismo  gostam de botar a mão na massa, portanto o carburador tem outra vantagem neste ponto, pois a injeção eletrônica é mais complicada de se trabalhar, necessitando de ferramentas específicas e conhecimentos mais apurados em elétrica e eletrônica. O carburador por ser completamente mecânico não necessita desses conhecimentos e pode ser manuseado com ferramentas comuns, logo sendo mais interessante para aqueles que mexem em seus carros como um hobby.
Diante do perfil do antigomobilista mais assíduo uma desvantagem do carburador passa-se a se torna uma vantagem. A injeção eletrônica não necessita de ser regulada em diferentes temperaturas, pressões atmosféricas e condições do combustível, ela mesmo faz isso. Por ser de certa maneira mais sensível a intempéries, o carburador vai precisar de pequenos ajustes dependendo da época do ano, do combustível usado e o lugar que o proprietário vive ou irá viajar. Para um dono que curte mexer no seu clássico isso está longe de ser um incomodo, pois além de conhecer mais da mecânica do seu xodó, cria um vínculo maior do proprietário com o veículo, afinal donos de antigos não dirigem apenas carros, guiam lendas.

-      A joia da coroa.
Mas o principal ponto em que um carburador se destaca é o mesmo que mais se leva em consideração nos dias de hoje se tratando de antigos, a originalidade. Carros com alto padrão de originalidade ganharam valor no mercado de forma exponencial nos últimos anos, de forma a se torna até uma maneira de investimento. Se o preço sobe é por que duas coisas acontecem: Diminui-se a oferta de exemplares em bom estado (carros batem, são desmanchados ou simplesmente sofrem a ação do tempo) e aumenta-se demanda de compradores buscando carros íntegros (muitas pessoas começaram a buscar carros para reviver os tempos de infância e realizar os sonhos da adolescência), então um carro estruturado, de procedência e com aparência mais fidedigna a original possível é muito mais apreciado, até mesmo quando se trata da aparência do cofre do motor. Portanto um antigo que ainda mantém o carburador tem mais preço e apreço.
Tal característica é tão levada a sério por colecionadores que, caso um veículo que saiu original de fábrica carburado e estiver funcionando com uma injeção eletrônica na vistoria para placa preta, por mais discreta a injeção e verossimilhante a um carburador, o carro será reprovado e não será concedida a placa preta.

publicado por Nathan 26, fevereiro, 2018

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