Ainda existem vantagens na utilização do carburador
Com o surgimento do automóvel no século 18, por volta de
1769, é obvio que muita coisa mudou de lá para cá. O carro como conhecemos hoje
já foi movido a vapor, a querosene, já teve rodas de madeiras e até controle do
avanço do ponto de ignição no volante. Porém,
uma coisa é certa: Desde essa época, o combustível precisa chegar no motor na
quantidade e na hora certa para que um funcionamento ideal ocorra. E durante
muito tempo essas funções foram encarregadas ao carburador.
Odiado
e amado por muitos, esse periférico do motor equipou inúmeros veículos, em
diferentes tamanhos, configurações e em casos mais bravos em várias quantidades.
Descontinuado nos carros há muito tempo lá fora e algumas décadas em terras
tupiniquins, o carburador se tornou uma peça para aqueles que gostam da
mecânica oldschool. Mas teria o carburador ainda alguma vantagem sobre seus
sucessores?
- Botando a mão no bolso:
Talvez
o primeiro ponto relevante a se abordar seria simplesmente que o carburador é
bem mais acessível que uma injeção, pois a grande maioria dos antigos são
carburados, logo o carro já vem equipado com essa tecnologia. E também não é
incomum encontrar em desmanches um carburador que possa ser reaproveitado, kit
de reparos e jogo de juntas nas casas de peças, mangueiras lonadas e quase
sempre o preço de tudo isso é em conta. Sem contar que, dependendo do modelo,
consegue se comprar carburadores novos até hoje, como o 2E e o 3E da Brosol. Ao
contrário do que acontece com a injeção, que por ser bem mais recente no Brasil
que o carburador e por ser bem mais avançada tecnologicamente, requer um valor mais
alto na hora de uma manutenção.
- Situações desesperadas, medidas desesperadas.
Devido
a sua simplicidade e o longo período de produção no Brasil, no carburador se
consegue ter mais recursos em situações adversas, como por exemplo se o carro
parar na estrada. A maioria das pessoas do meio dos carros antigos já ouviu
relatos de carros que param no meio de um trajeto e graças a simplicidade do
carburador e a expertise de quem estava por perto, o veículo conseguia seguir
viajem e sair daquela situação. É relativamente fácil de se mexer em um
carburador, e por ter equipado tantos carros por tanto tempo sempre vai haver
alguém por perto que consiga sanar o problema, um frentista, um borracheiro, um
mecânico e até mesmo um tiozinho da velha guarda por exemplo (Deve se atentar
que aqui falamos de conseguir dar algum recurso para o carro em determinas
situações, um acerto fino de um carburador deve ser feito por um profissional
da área).
- Mãos à Obra!
Concluímos
também que parte dos entusiastas do antigomobilismo gostam de botar a mão na massa, portanto o
carburador tem outra vantagem neste ponto, pois a injeção eletrônica é mais
complicada de se trabalhar, necessitando de ferramentas específicas e
conhecimentos mais apurados em elétrica e eletrônica. O carburador por ser
completamente mecânico não necessita desses conhecimentos e pode ser manuseado
com ferramentas comuns, logo sendo mais interessante para aqueles que mexem em
seus carros como um hobby.
Diante
do perfil do antigomobilista mais assíduo uma desvantagem do carburador
passa-se a se torna uma vantagem. A injeção eletrônica não necessita de ser
regulada em diferentes temperaturas, pressões atmosféricas e condições do
combustível, ela mesmo faz isso. Por ser de certa maneira mais sensível a
intempéries, o carburador vai precisar de pequenos ajustes dependendo da época
do ano, do combustível usado e o lugar que o proprietário vive ou irá viajar.
Para um dono que curte mexer no seu clássico isso está longe de ser um incomodo,
pois além de conhecer mais da mecânica do seu xodó, cria um vínculo maior do
proprietário com o veículo, afinal donos de antigos não dirigem apenas carros,
guiam lendas.
- A joia da coroa.
Mas o
principal ponto em que um carburador se destaca é o mesmo que mais se leva em
consideração nos dias de hoje se tratando de antigos, a originalidade. Carros
com alto padrão de originalidade ganharam valor no mercado de forma exponencial
nos últimos anos, de forma a se torna até uma maneira de investimento. Se o
preço sobe é por que duas coisas acontecem: Diminui-se a oferta de exemplares
em bom estado (carros batem, são desmanchados ou simplesmente sofrem a ação do
tempo) e aumenta-se demanda de compradores buscando carros íntegros (muitas
pessoas começaram a buscar carros para reviver os tempos de infância e realizar
os sonhos da adolescência), então um carro estruturado, de procedência e com
aparência mais fidedigna a original possível é muito mais apreciado, até mesmo quando
se trata da aparência do cofre do motor. Portanto um antigo que ainda mantém o
carburador tem mais preço e apreço.
Tal
característica é tão levada a sério por colecionadores que, caso um veículo que
saiu original de fábrica carburado e estiver funcionando com uma injeção
eletrônica na vistoria para placa preta, por mais discreta a injeção e
verossimilhante a um carburador, o carro será reprovado e não será concedida a
placa preta.
publicado por Nathan 26, fevereiro, 2018
publicado por Nathan 26, fevereiro, 2018